Nada deve surpreender as pessoas, atualmente, em termos de aplicativos móveis. O British National Healt Service aprovou um aplicativo que foi feito pela empresa Virtually Free, que conta com a participação de dois psiquiatras ingleses para ajudar as pessoas a reduzir suas fobias, trata-se do aplicativo pago para iOS, o Arachnophobia Free.

Como funciona o aplicativo Arachnophobia Free?

O objetivo do aplicativo é tratar os medos que os usuários têm de animais e a primeira aposta foi para as aranhas, então atenção, se você sofre ou conhece quem tem aracnofobia.

Phobia Free

Pros do aplicativo Arachnophobia Free

Um bom jogo pode servir como entretenimento, mas os desenvolvedores do programa Arachnophobia Free queriam dar um passo adiante e desenvolveram esse aplicativo para que ajude as pessoas afetadas por fobias. Em sua primeira versão esta aplicação será destinada a aracnofobia, ou seja, o medo de aranhas.

Este aplicativo segue os passos de uma terapia clássica, mas usando as possibilidades de jogos, aproveitando até mesmo técnicas como a realidade aumentada.

O aplicativo, que é encontrado em dispositivos IOS sob o nome Phobia Free, usa terapia de exposição para dessensibilizar progressivamente os usuários de aranha.

Quando o usuário abre o jogo, o Dr. Freeman está esperando por ele, um personagem animado que recebe e guia o “paciente” através de grande parte de seu processo.

O Dr. Freeman diz para o usuário interagir com uma aranha animada rosa chamada Itsy, que com sua aparência inofensiva procura fechar a lacuna entre o usuário e o medo que está tentando superar.

A ideia é ajudar a enfrentar diferentes testes. Muitas vezes as pessoas desempenham o papel da própria aranha e têm que tentar sobreviver aos perigos que são apresentados, como o aspirador de pó.

O humor de Itsy é refletido quando você tem sucesso ou quando precisa melhorar. O aplicativo tem um sistema de pontos que ajudará você a ver seu progresso e uma opção que informa o que você precisa melhorar

Ao subir de nível, você tem que enfrentar cada desafio ou menos aranha e menos caricatural até chegar a uma tarântula que se parece e se move como se fosse real.

Além de ajudar a tratar a fobia, o Dr. Freeman guiará você com técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a ansiedade e medos específicos.

A aracnofobia afeta 6% da população mundial e, em casos extremos, a pessoa pode ter ataques de pânico, como resultado de seu medo. Jogadores com a fobia costumam entrar em pânico com aranhas virtuais em jogos como RPGs, onde elas são comuns e principalmente em experiências de primeira pessoa.

Por isso, o jogo tem diferentes estágios com aranhas variadas. Começando com uma aranha de desenho animado e passando para uma aranha um pouco mais realista até atingirem uma tarântula em realidade aumentada.

Contras do aplicativo Arachnophobia Free

Não é traduzido, é pago e os resultados não sejam garantidos.

Baixe o aplicativo Arachnophobia Free

O jogo está disponível App Store U$ 6,99. Se você treme só de ouvir a palavra aranha, tente.

CLIQUE AQUI para baixar no iOS:

Você tem medo de aranhas? Seu iOS pode ajudar a controle a sua fobia com este aplicativo
Avalie esse Post

Saiba Mais