A cidade de Curitiba é a capital do estado do Paraná que faz parte da região sul. Durante o século XVII, a principal atividade econômica da cidade era a mineração e a agricultura de subsistência.

Também é em Curitiba que surgiram os tropeiros com seus hábitos de assar a carne no chão, tomar o chimarrão, o de fazer e usar ponchos de lã e expansão da exploração da madeira.

No fim do século XIX, ocorreu a chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus e começou a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, unindo o Litoral ao Primeiro Planalto do Paraná. Cada povo europeu que surgiu ao longo do século XX, trouxe um pouco de mudança no cotidiano da cidade de Curitiba e que enriqueceram a cultura e desenvolvimento da região, com festas cívicas e religiosas de diversas tipos, dança, música, culinária, etc.

No século XX, a indústria cresceu e ganhou força econômica e, na década de 1970, a urbanização cresceu rapidamente devido às migrações de curitibanos para o campo, em substituição da mão-de-obra agrícola para as máquinas industriais.

Na época atual, Curitiba é uma grande metrópole que vem repensando sobre o urbanismo e as necessidades da população. Foi com esse objetivo que a prefeitura criou o Curitiba App.

Curitiba APP

Hoje (21/03), às 15h houve o lançamento do app Curitiba no Smart City Expo Curitiba de 2019, sendo a primeira capital a lançar um aplicativo de integração gratuito. O Curitiba app junta todos os serviços da cidade e mais diversas outras informações do município, unindo todos os outros aplicativos como o Saúde Já, Curitiba 156 e Nota Curitibana.

O objetivo é trazer uma relação mais próxima com o cidadão, oferecendo uma forma de obter um serviço melhor e mais qualificado, com conforto em um processo mais agilizado. Já na página inicial, você já encontra os principais ícones, onde o aplicativo possui um processo de buscas sobre as informações referentes a prefeitura, como informações sobre as atrações turísticas e agenda de eventos. Usando aplicativo, o curitibano será avisado sobre as condições de tempo da cidade e muitas outras notícias.

Amanhã (22/03), o app do Nota Curitibana, que incentiva o cidadão a pedir nota fiscal nas suas compras, através de prêmios, atualizará os dados cadastrais e bancários daqueles que possuem o aplicativo.

Talão de EstaR

Outro aplicativo que está previsto para os curitibanos é o app EstaR. O fim do Talão de EstaR está chegando, pois a partir de outubro o app EstaR será usado para pagar o valor cobrado pelas vagas de estacionamento regulamentadas pela prefeitura de Curitiba. Tudo o que será preciso é ter o celular com o app EstaR por perto para o pagamento automático. Haverá outras mudanças, como o aumento do valor e o fim da notificação de cinco dias para estacionamento irregular.

Os motoristas farão download do app, comprarão créditos para estacionar na área sinalizada e selecionar no aplicativo, que desconta crédito conforme o tempo indicado no aplicativo de uso da vaga.

 

 

Avalie esse Post