Está à disposição o novo aplicativo do Google destinado a compilar para os usuários diversos tipos de áudios: é o Google Podcasts, que é gratuito e tem muitas configurações de reprodução. O lançamento desse app faz com que os smartphones Android fiquem menos atrasados no quesito “Podcasts”, considerando que os aparelhos da Apple apresentam um aplicativo desses há muito mais tempo.

Dentre as configurações de reprodução está a possibilidade de o internauta avançar ou retroceder no áudio com facilidade. Dessa maneira, eles conseguem retomar a informação quando não a entendem ou até quando desejam mostra-la para outros, dando liberdade ao usuário.

O Google Podcasts disponibiliza também downloads dos áudios e buscar pelos que estão em evidência: sempre que há um novo podcast publicado, ele estará em destaque. Há ainda serviço de inscrição, parecido com o que se faz com os canais do Youtube: com isso, os usuários podem acompanhar os podcasts que os interessam.

Ressalta-se que os arquivos que o usuário baixar podem ser reproduzidos ainda que ele não esteja conectado. Isso possibilitará que os internautas ouçam seus podcasts quando estiverem fora de casa, por exemplo, além de eles poderem economizar os seus dados móveis.

A possibilidade de integrar o Google Podcasts com outras plataformas é uma estratégia importante: os internautas têm diversos apps em seus aparelhos e quanto mais eles se comunicarem é melhor. Um exemplo é que o usuário que está acompanhando um podcast pelo seu smartphone pode pausá-lo e retomar o áudio em questão no computador, bem semelhante com o Spotify. Aliás, ele é uma das plataformas com as quais o app do Google se integra.

Uma das telas do aplicativo será para que os usuários visualizem todos os podcasts com os quais têm relação: os que eles pausaram e também a continuação dos que eles acompanham, além daqueles dos quais eles fizeram download.

Atualizações futuras

Além das funcionalidades que já foram citadas, ainda existem outros recursos que o Google colocará no seu Google Podcasts em breve, como a transcrição. Essa opção atenderá aos internautas que querem acompanhar o podcasts, mas que não querem ficar com seus ouvidos totalmente ocupados: eles podem tirar o áudio e acompanhar tudo por intermédio da legenda. Outro recurso que as próximas atualizações do Google Podcasts poderão trazer é o de closed caption.

Os usuários do Google Podcasts mencionam nas avaliações que desejam que mais ferramentas de pesquisa sejam colocadas no app, inclusive a possibilidade de colocar os podcasts no cartão de memória. Outros internautas citam que o app tem alguns travamentos recorrentes e que não conseguem procurar no interior dos podcasts pelos arquivos que querem.

 Downloads

Baixa-se o Google Podcasts pela Google Play Store em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.podcasts&hl=pt_BR. A versão do Android não pode ser menor que 4.1 e já existem mais de 500 mil instalações, destacando-se que o smartphone precisará de 111K para esse app. O Google Podcasts pode ser achado abrindo a Google Play Store através do seu ícone.

Saiba Mais