Não há muitas ocasiões em que algum serviço importante do calibre do Google Fotos vá parar no Twitter nos comentários, críticos ou não, dos usuários da plataforma.

Como esperado, o gerente de produto do Google Fotos recebeu alguns pedidos que entraram no seu tweet para dar sua opinião e alguns deles receberam confirmação de que a equipe do Google Fotos está trabalhando para implementar novidades.

De pessoas, animais de estimação e favoritos

David Lieb confirmou a equipe do Google Fotos já está trabalhando para implementar a funcionalidade em que os próprios usuários podem marcar manualmente as pessoas que aparecem em suas fotos. Além disso, ele também confirmou que as datas das imagens podem ser modificadas, algo que pode ser feito atualmente na Web ou no aplicativo do Google Fotos para iOS, mas que ainda não está ativo no Android.

Da web para o celular, outra função também saltará entre plataformas é a de poder marcar e catalogar as imagens que enviamos que arquivamos em outros dispositivos e agora acessamos o Google Fotos.

Outra funcionalidade que vem a caminho, bastante interessante e divertida, é que fotografias de animais serão enviadas para álbuns destinados a elas. Lieb confirmou que essa funcionalidade já existe, mas agora podemos compartilhá-los com outros contatos. Outros recursos confirmados para o Android Photos incluem a exclusão de fotos durante a navegação de álbuns, bem como a capacidade de marcar como favorita.

O modo escuro chega ao Google Fotos e você já pode ativar

O modo escuro é a grande aposta do Google para este ano. Mas não só será o Mountain View, uma vez que a Apple também decidiu apostar nele em seu próximo iOS 13. Com eles, ambas as empresas pretendem contribuir para a economia de bateria, além de reduzir o impacto visual da tela em condições de baixa luminosidade.

Cor cinza escuro em vez de preto

Com a chegada do Android 10 Q, basta pressionar um botão para ativar o modo escuro e a tela do celular dizer adeus às cores para apostar no preto. Mas enquanto isso acontece, essa função vem gradualmente para aplicativos diferentes e o último a entrar no carro é o Google Fotos.

Como em outros aplicativos do Google, o Fotos adota uma cor cinza escuro em vez de ficar completamente preto. Enquanto isso, o campo de pesquisa com a barra de status mesclada e a navegação inferior são um pouco mais claros do que o plano de fundo da galeria principal. Graças a isso, as fotos destacam-se de maneira especial no fundo escuro.

O modo escuro vem com a versão 4.17.0.249919200 e depende de uma atualização do lado do servidor, de modo que ele chegará de forma faseada a todos os usuários nos próximos dias. Quando isso acontece, para ativá-lo basta desdobrar o menu do aplicativo e clicar no botão “Configurações” do Google Fotos, onde você encontrará o botão para ir para o modo escuro.