O Moto Z2 Force foi apresentado oficialmente no final do mês de julho como o principal aparelho premium da Motorola para este ano. Ao contrário de seu antecessor que não chegou a ser comercializado no Brasil, esta versão já teve suas vendas aqui confirmadas.

O aparelho da Motorola vai concorrer com alguns dos principais topos de linha do mercado. Entre eles está o Samsung Galaxy S8.

No comparativo a seguir você poderá conferir as principais especificações desses dois aparelhos para avaliar qual é a melhor opção.

Moto Z2 Force vs Galaxy S8 | Desempenho

Em termos de desempenho ambos os aparelhos devem se equilibrar, especialmente porque os dois contam com o Snapdragon 835.

Aqui no Brasil, a Samsung adotou um processador fabricado por ela, o Exynos. Ele tem poder igual ao Snapdragon (e muita gente acha que é até melhor do que o chip da Qualcomm).

Outro ponto que ajuda a equilibrar esses dois celulares é a memória RAM, ambos contam com 4 GB. A pouca diferença aqui fica por conta do Android que no caso da Samsung é customizado e no Z2 Force é puro.

Bateria

De acordo com a Samsung a bateria do S8 dura até 14 horas no Wi-Fi. O módulo conta com 3.000 mAh.

Já a Motorola achou que deveria diminuir a bateria do Z2 Force para deixá-lo mais fino e leve. Agora temos 2.700 mAh. Vale lembrar que o modelo de 2016 tinha 3.500 mAh.

Ponto para o Galaxy S8.

Tela

O tão falado display do S8 tem 5,8 polegadas e toma conta de 83% da frente do dispositivo. A tela Amoled tem resolução Quad HD + (2960 x 1440 pixels). A densidade é de 570 pixels. A proteção é o Gorilla Glass 5.

O Z2 Force também tem um display Amoled. Porém, com 5,5 polegadas e resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels).

Apenas pelos números superficiais teríamos quase que um empate. Porém, essas duas telas são bem diferentes: o Z2 Force tem o display com a tecnologia Shattershield o que promete fazer que a tela tenha certa invulnerabilidade no dia a dia. São cinco camadas para impedir que danos sejam provocados.

Câmera

A câmera dupla é uma das principais novidades do Moto Z2 Force. O plano é que as duas lentes possam ser usadas para fazer imagens de mais qualidade. Ambas as lentes tem abertura de f/2.0 com 12 megapixels.

No Galaxy S8 temos somente uma lente. São 12 megapixels e abertura f/1.7 que promete repetir o ótimo desempenho da câmera do S7.

É interessante lembrar que a Motorola não é muito boa com câmeras, por isso, mesmo com algumas novidades, dificilmente a marca conseguirá se sobressair ao S8.

Design

O Z2 Force continuou com o design modular que já conhecemos. Os imãs para os acessórios da linha Moto Snap estão lá, na traseira. Isso mostra que a fabricante levou a sério quando disse que os futuros aparelhos da marca seriam compatíveis com os acessórios modulares mais antigos.

No caso do S8 o aspecto mais chamativo no design é a sua tela com aquela proporção diferentona de 18,5:9 que vai de um canto ao outro do aparelho sendo curvada nas bordas.

O aparelho da Motorola é menor e mais leve. São 6,1 mm e 143 gramas (sem os Moto Snaps). O Samsung S8 traz 8 mm e 155 gramas.

Outra diferença que vale a pena chamar a atenção aqui é que o Z2 Force tem apenas proteção contra respingos e o S8 conta com certificação IP68.

Conclusão

Por enquanto, o Galaxy S8 se mostra superior (bateria, design e câmera). Em alguns casos a margem de diferença nem chega a ser significativa. Por outro lado é muito cedo para dizer que o Z2 Force será um fracasso (ou não). Caso o preço seja interessante a tela inquebrável e os acessórios Moto Snaps o tornam uma boa alternativa para o consumidor que quer ter um smartphone premium.

Saiba Mais