Estamos a alguns meses próximos ao verão e festas de fim ano, é uma boa ideia ir para algum lugar de carro. Quer esteja longe ou perto de casa, o Google Mapas é sempre uma grande ajuda toda vez que planejamos nos deslocar por estrada e você o Google Mapas para planejar suas férias e não ter problemas.

Você pode criar sua própria rota de viagem, na qual você pode incluir diferentes paradas, como ir a um hotel ou passar por uma cidade específica para visitar antes de chegar ao seu destino final.

Depois de conseguir, você pode compartilhar essa rota com seus contatos, caso viaje acompanhado para que eles possam ver claramente como será a viagem.

Crie seu próprio mapa

A primeira coisa que você deve fazer é criar seu próprio mapa no Google Mapas a partir de um computador, pois a opção não está ativada em seu celular.

Quando você terminar, ele será sincronizado imediatamente se você tiver contas vinculadas, pode usar no seu celular sem qualquer problema. Dito isso, a primeira coisa a fazer ao abrir o site do Google Mapas e é seguir as etapas abaixo:

  1. Toque nas três listras localizadas horizontalmente.
  2. Clique em Seus locais e selecione Mapas, onde você verá os que salvou anteriormente.
  3. Escolha a opção Criar mapa na área inferior.

Uma nova guia será aberta imediatamente, onde você poderá criar seu novo mapa acrescentando camadas diferentes a todos os tipos de conteúdo. A primeira coisa que você deve fazer é clicar em Mapear sem nome para colocar o que deseja. Quando você clica nele, você verá que uma nova janela para incluir e ser capaz de identificar o mapa facilmente, além de uma breve descrição.

Planeje sua rota de carro

É hora de adicionar conteúdo ao seu mapa de viagem. Para fazer isso, a primeira coisa que você precisa fazer é clicar no ícone Acrescentar direções com o símbolo de uma seta. Você precisa incluir um ponto de saída e um ponto de destino. Você também terá que escolher se vai viajar de carro, de bicicleta ou a pé.

Se o seu percurso tiver mais paragens entre o ponto de partida (A) e o ponto de chegada (B), basta clicar em Incluir destino.  Depois de marcar o ponto de partida e o fim se colocar novas paradas no seu percurso, você deve classificar.

Quando terminar, clique em Camada sem nome, quando uma nova guia será aberta coloque o nome desejado. Pronto, você já tem seu mapa para as suas férias criadas.

Para verificar no seu celular, você não precisa fazer nada além de garantir que tanto o computador quanto o celular funcionem com a mesma conta, para que as informações sejam automaticamente sincronizadas.

Se você quiser compartilhar com outras pessoas, você pode fazer isso a partir da opção Compartilhar que você tem logo acima das camadas. Ao fazer isso, uma janela será aberta, na qual você poderá compartilhar o mapa por meio de um link ou convidar os contatos que deseja, escrevendo seu e-mail.