O WhatsApp continua sua batalha incessante para tornar os grupos cada vez mais relevantes e parece que a evolução está para começar. Isso acontece, porque a rede social ainda apresenta desvantagem em comparação com alternativas.

Quando se trata de levar uma mensagem a um grupo amplo de pessoas, de forma mais direta e intrusiva aplicativos de mensagens como Facebook ou Twitter são canais mais adequados.

Além disso, há o aplicativo Telegram têm vantagens bastante evidentes que parece que o WhatsApp está disposto a superar. Ao que tudo indica a nova funcionalidade, chamada Send Message, cuja peculiaridade é permitir a restrição de mensagens em grupos é o começo dessa mudança.

As mensagens de broadcast no WhatsApp

Restringir ou não a capacidade de enviar mensagens em um grupo pode ficar nas mãos dos administradores, para manter conversas com vários usuários.

Dessa forma, há dois possíveis cenários por onde os administradores podem censurar a participação de algum membro do grupo, uma é silenciando o participante completamente ou os administradores usam a capacidade de restringir a transmissão de mensagens, assim somente eles mesmos podem enviar conteúdo.

A última opção também existe nas mensagens de radiodifusão do Telegram, em que o resto do grupo ou participantes do supergrupo são apenas receptores passivos da informação: eles não têm possibilidade de responder.

Essa poderá ser uma ferramenta fantástica para uma marca ou empresa comunicar inovações, políticas ou promoções, todos os serviços que se encaixam perfeitamente em um serviço como o WhatsApp para negócios.

Com isso, a rede social começa a preparar seus próprios canais de transmissão, ou seja, grupos em que apenas os administradores podem enviar mensagens, vídeos, fotos e qualquer tipo de arquivo suportado.

Como funciona o novo recurso em que apenas administradores podemconversar

Chamada “Enviar mensagens”, já está sendo implantada nos dispositivos. Para utilizar você precisa entrar em um grupo onde é administrador ou, na falta dele, criar um novo grupo e adicionar os contatos com os quais quer se comunicar de maneira unidirecional.

A partir daí, você deve inserir as configurações do grupo, tocando no título correspondente, para entrar no menu de opções, na seção              “Informações do grupo”.

Desça até pouco antes de chegar da lista de membros e toque em “Configurações do grupo”.

Então, haverá três novas opções a. primeira é para decidir quem tem permissão para editar as informações do grupo e a segunda é quem pode editar os administradores do grupo. A nova funcionalidade é aquela que aparece no topo “Enviar mensagens”.

Se você clicar em nela, vai ver mais recursos para permitir que a conversa seja enviada para “Todos os participantes” ou “Somente administradores”. Esta segunda opção converter o grupo, para fins práticos, em um canal de difusão.

Somente aqueles que são administradores podem ser modificados ou adicionados a qualquer momento, podem enviar mensagens, GIFs, fotos ou vídeos.

O resto só fará parte do grupo passivamente. As opções dos membros regulares do grupo WhatsApp são limitadas a ler ou ver tudo o que os administradores decidem enviar é isso ou sair do grupo.

Saiba Mais