A Microsoft adquiriu o SwiftKey em 2016 para torná-lo o melhor teclado virtual disponível para dispositivos Android. Até agora, quase três anos depois que o SwiftKey já acumula mais de 100 milhões de instalações na Google Play Store e luta pelo título de teclado Android mais rápido, a Microsoft tem planos que vão além de melhorar ainda mais a precisão e a eficiência do seu teclado.

Através do blog de notícias da empresa, a Microsoft anuncia a chegada de um novo recurso ao SwiftKey para Android que é inspirado nos Animojis da Apple, permitirão que usuários de teclado criem seus próprios avatares virtuais animados em forma de um animal, capazes de refletir os movimentos do seu rosto em tempo real.

Animojis chegam ao teclado SwiftKey no Android

De acordo com a Microsoft, com este novo recurso do SwiftKey, os usuários podem se gravar e se transformar em pandas 3D, gatos, cachorros, dinossauros ou corujas. Usando um mecanismo de inteligência artificial que pode identificar movimentos faciais e expressões faciais, e replica em tempo real sem a necessidade de hardware específico.

O único requisito para que esse recurso funcione corretamente é realizar a gravação em um ambiente bem iluminado. Além disso, a empresa diz que só estará disponível no Android. Comunicado:

“Criamos Poupes, um grupo de amigos bonitinhos e peludos que as pessoas podem controlar apenas sendo elas mesmas. Escolha um dos cinco animais, grave uma mensagem de menos de 30 segundos e compartilhe-a por meio de um dos muitos aplicativos de comunicação populares compatíveis com dispositivos Android.”

No nível técnico, esse sistema funciona de maneira um pouco diferente do restante de aplicativos semelhantes. Ele não requer hardware específico capaz de obter informações de profundidade, o “Poupes” função SwiftKey reconhece os movimentos e expressões do usuário comparando a gravação com milhares de imagens e vídeos que os voluntários decidirem publicar no programa para treinar o motor de redes neurais. Segundo a empresa, o sistema é tão preciso que pode até detectar nossas piscadelas.

Para usar “Poupes” no SwiftKey, é necessário apenas instalar a versão mais recente da versão beta do teclado disponível no Google Play e acessar a nova seção dedicada a esse recurso que aparecerá na barra de ferramentas do teclado, indicada por um pequeno ícone com forma animal.

A função introduzida pelo SwiftKey Beta ainda está em um estágio inicial, mas funciona bem. Naturalmente, não é que os fantoches tenham as melhores animações do mundo, pois ainda parecem um pouco grosseiros; mas oferecendo um bom reconhecimento dos gestos, sim.

Você pode selecionar qualquer um deles e gravar um vídeo de até 30 segundos que pode ser compartilhado por redes sociais ou aplicativos de mensagens.

Como baixar o app Animoji

O novo Animoji da SwiftKey está agora disponível na Google Play Store: você só precisa baixar o aplicativo ou atualizá-lo. Uma vez que os testes são resolvidos, os fantoches vão pousar no SwiftKey estável.

Para baixar Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.touchtype.swiftkey.beta