O Instagram vive muito bem graças às suas histórias. Entre as novidades que acabam de chegar tem uma que certamente muitos esperavam, o de compartilhar música.

Até à pouco tempo, a única maneira de “share music” com os fãs das histórias do Instagram era criar uma imagem e enviar, mas agora Instagram e Spotify uniram forças em uma nova funcionalidade que permite não só compartilhar músicas diretamente do serviço de streaming, mas também um link para que os seguidores possam ouvir o que se compartilha.

Compartilhando no Android e no iOS

A primeira coisa a fazer é abrir o aplicativo Spotify e selecionar a música ou lista de reprodução que você deseja compartilhar.

Ao lado do nome de cada música ou lista, você encontra um ícone formado por três pontos verticais. Se clicar nele, vai acessar várias opções, entre elas a de “Share”. Selecione essa opção e uma lista suspensa vai aparecer com todas as opções possíveis, incluindo “Histórias do Instagram”, que é o que interessa.

Ao clicar nesta opção, o Spotify redireciona diretamente para sua conta do Instagram e daí cria automaticamente uma história com o cover da música ou lista selecionada. Essa história pode ser editada da mesma maneira que uma história normal, com texto, filtros ou gifs.

Depois de editar a história, tudo o que você tem que fazer é compartilhar. É possível optar por enviar a mensagem privada ou publicar entre as suas histórias, clicando na opção “Sua história”.

Depois que publicar, seus seguidores podem ouvir a música ou a lista que compartilhou clicando no link localizado na parte superior esquerda que diz “Reproduzir no Spotify”.

Como baixar todas as fotos do Instagram do seu celular

Após a controvérsia do Facebook novas políticas em torno da proteção de dados têm sido endurecidas. Uma das novas regras obriga as empresas do mundo virtual a fornecer aos usuários um método para baixar todos os seus dados, incluindo fotografias e isso já foi incorporado ao Instagram.

Recuperando seus dados

O procedimento é muito simples. A primeira coisa que tem que fazer é acessar o Instagram a partir do navegador da web do celular. Clica na opção “login” com o Facebook através de um botão de acesso automático ou inserindo suas credenciais.

Na sessão iniciada, abra uma nova aba no navegador e acesse esse link que o Instagram criou para gerenciar os downloads. Será pedido para confirmar o e-mail que se registrou toque em “next”.

Digite sua senha para acessar o Instagram e clicar no botão “Solicitar download”. Aguarde a exibição da tela de confirmação que informa que a solicitação está em andamento e o Facebook enviará um link de acesso com todo seu conteúdo em um período máximo de 48 horas.

Neste período você recebe um e-mail indicando que o arquivo com todas as  informações está pronto e pode ser baixado.

Dentro do conteúdo para download que o Instagram fornece, estão todas as fotos carregadas desde o início, os usuários que acompanha, seguidores, comentários recebidos e feitos e até mesmo as conversas no Instagram Direct.

Saiba Mais