Alterar o DNS é o desejo de muitas pessoas e não importa o motivo que seja uma hora ou outra e se você sabe do que se trata você vai querer fazer a alteração do DNS. Mas tome cuidado, não deve ser feito de qualquer forma e você deve saber ao certo o que deseja realmente para poder alterar.

O DNS é uma sigla inglesa que significa Domain Name System ou simplesmente Sistema de Nomes de Domínios. O DNS tem a função de traduzir os endereços de sites ou numérico chamados de IP para nomes de domínio.

O método se baseia em associar muitas informações, endereços de IP, domínios e muito mais como cada nó que se faz presente em uma  rede. Para o homem é muito mais fácil e simples decorar um nome www.qualquercoisa.com do que um número enorme que pode representar o mesmo nome de site que falamos agora a pouco. O número pode ser do tipo 423.453.34.1 ou ainda 1234:b234:00000000:00000:124215: etc.

Portando já ficou claro a importância do DNS para o homem, serve exatamente para você não ter que lembra dessas numerações enormes para acessar um site, e ainda existem categorias desses números como IPv4 ou IPv6 que é ainda mais difícil este último.

Existem serviços de DNS  que podem ser pagos o que lhe garante algum benefícios a mais e que podem ser úteis dependendo da função que você precisa. O OpenDNS  consegue filtrar conteúdo da internet e ainda obter estatísticas do fluxo de dados existente

A título de elucidação o Google tem serviços de DNS tanto gratuitos quanto pagos e é bem requisitado principalmente por empresas, mas vamos logo para a configuração e alteração do DNS em Android.

Passo a passo

Para configurar a DNS é aconselhável que você esteja usando uma rede de casa ou mesmo da sua empresa, é mais confiável. Tenha cuidado ao realizar o procedimento para não ficar impossibilitado de acesso a internet por ter mexido onde não era para mexer.

  1. Abra as configurações do seu Android e vá para o painel de configurações do Wi-fii, estando nessa parte basta clicar em uma das redes para configurar, de preferência a que você mais usa, como a de casa ou da empresa em que trabalha.
  2. Pressione até surgir um submenu de configurações, selecione a opção modificar a rede e em seguida clique em configurações avançadas. As configurações que você vai precisar mexer fica na parte inferior da tela e você pode alterar até 2 servidores.
  3. Clique em alterar, apague a DNS que está na caixa e digite a nova DNS, a que você escolheu, para uma primeira alteração use a do Google para fazer um teste. Depois de alterar uma ou mesmo as duas DNS disponíveis você clica em salvar e as configurações já vão ser atualizadas.
  4. Pronto, você já alterou a DNS, para saber qual DNS usar faça uma pesquisa e preste  atenção para saber se a DNS que você escolheu resolve o seu problema ou a sua situação.