O app Wine é bem conhecido e popular entre aqueles que possuem ou tiveram um Mac OS ou uma distribuição do sistema Linux. Ele só podia ser usado por esses dois sistemas e era fundamental para quem queria ativar alguns softwares só do Windows.

Os criadores do app Wine trouxeram versões mais atualizadas para poder ser utilizado, também, em aparelhos de sistema Android de forma simples. Para fazer o download do sistema, já compilado no formato APK, basta adicioná-lo como um aplicativo comum.

O que aparecerá é uma interface parecida com a do Windows 7. É possível unir um mouse com um teclado Bluetooth, para uma navegação mais fácil pelo sistema operacional.

Wine 3.0

O aplicativo Wine 3.0 surgiu no ano passado para dar suporte na instalação em sistema Android. Além de ser um simulador do ambiente Windows para os sistemas do Linux, o Wine 3.0 pode ser recolhido em uma APK para ficar compatível com o sistema mobile do Google.

É importante saber que ele pode funcionar melhor com alguns aparelhos e pior com outros, sendo melhor no OnePlus 5T e pior na primeira geração do Google Pixel. Esse aplicativo trouxe um aprimoramento que traz uma maior compatibilidade com aparelhos de dispositivo Android x86, ao limitar os ARM ficam limitados a usar softwares de suporte para Windows RT.

Não é um processo simples, pois ele não possui um programa embutido e a instalação precisa ser totalmente manual. E, vale lembrar, que a interface do Windows 7 não foi pensada para dispositivos sensíveis ao toque.

Mas, o uso é possível ao fazer algumas adaptações pelo Bluetooth para uma conexão entre os periféricos no sistema Android para mudá-lo no aparelho com Windows.

Wine 4.0

No início deste ano, foi lançado o aplicativo Wine 4.0 que foi feito para executar aplicativos e jogos do Windows no Linux. A versão Wine 4.0 não precisa do Microsoft Windows, pois é uma forma alternativa sem precisar do API do Windows com um código totalmente diferente da Microsoft. Com, essa versão, é possível instalar programas e até os jogos via Lutris, através do desenvolvimento com mais de 6.000 mudanças individuais.

Porém, essa versão pode ser usada junto com as DLLs do Windows se estiverem disponíveis. É um conjunto de ferramentas de desenvolvimento para passar o código fonte do Windows para o Unix e um carregador de programas, que ajudam os programas Windows que não podem ser modificados, sejam executados em Unix baseados em x86, incluindo Linux, FreeBSD, Mac OS X e Solaris.

Essa nova versão mantém o suporte Direct3D 10 e 11, o fluxo de comandos do Direct3D, driver de gráficos do Android e um melhor suporte DirectWrite e Direct2D. Entre as novidades estão suporte Vulkan, Direct3D 12, para controladores de jogos, de alta DPI no Android.

Se você deseja experimentar o Wine 3.0 ou o Wine 4.0, saiba que as duas versões estão disponíveis para serem baixadas pelo https://dl.winehq.org/wine-builds/android/.