O momento de revelar a senha de alguém para o nosso Wi-Fi é sempre delicado. Seja por um motivo específico ou para facilitar a conexão com nossas visitas ou clientes, compartilhar a senha sempre acarreta riscos de segurança.

Neste você verá como compartilhar a senha sem revelar a chave, gerando um código QR no nosso iPhone com aplicativo Shortcuts.

Como funciona o app Shortcuts

O Shortcuts é um aplicativo que compartilhar a senha do Wi-Fi com um código QR. A pessoa destinatária não precisa conhecer para ter acesso a sua rede Wi-Fi

Características do app Shortcuts

Embora não esteja profundamente enraizado entre a grande maioria dos usuários, compartilhar nossa chave Wi-Fi com um código QR é um método não apenas mais seguro, mas permite que você se conecte de forma mais rápida e eficiente, não tendo que inserir a combinação de números e cartas manuscritas, com a confusão que às vezes causa isso. A melhor maneira de fazer isso no iPhone é através do aplicativo Apple Shortcuts.

Primeiro de tudo, teremos que abrir o aplicativo e ir para a aba Meus atalhos e clicar no botão “+” para criar um novo atalho. Uma vez que isso é feito, basta ter que tocar no ícone Configuração e atribuir um novo nome ao atalho, por exemplo, Compartilhar Wi-Fi, também podemos escolher o design do ícone que melhor corresponde ao acesso direto criado.

O próximo passo é para obter os detalhes da rede, acrescentando a ação Obter detalhes da Rede e selecione Rede, como Wi-Fi e o campo Obter terá que clicar no Nome de rede. Uma vez feito, você deve fornecer a senha, adicionando a ação texto e digitando a senha.

Depois, é hora de gerar o código QR para a rede Wi-Fi, para isso teremos que criar uma rede com o seguinte formato: WIFI: T: WPA; S: <nome da sua rede Wi-Fi>; P: <sua senha da rede Wi-Fi>>; Neste caso, T deve indicar o tipo de autenticação (WPA ou WEP), S o nome da rede e P a senha. A ordem dos campos não é relevante neste caso.

Uma vez criada essa rede que pode gerar o código QR utilizando a ação Gerar Código QR, em seguida, só precisa acrescentar uma ação de visão rápida para a visualização do resultado, então já podemos ver o código QR gerado. Esse código pode ser impresso e colado em uma área visível ou enviado amigos para que eles possam digitalizar e se conectar automaticamente à nossa rede Wi-Fi.

Se seu amigo não conseguir acessa a sua rede, refaça todos os procedimentos para que ele tenha acesso ao seu Wi-Fi.

Contras do app Shortcuts

Tem publicidade. Você não tem muitas ferramentas com este aplicativo. Talvez, você sinta a falta de mais recursos.

Como baixar o app Shortcuts

O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store. Se você não pensou que nessa ideia antes, considere agora não ter que passar os dados.

Para baixar iOS

https://apps.apple.com/us/app/shortcuts/id915249334