É provável que mais de uma vez você tenha enfrentado o problema de comprar um sapato e não encontrar o tamanho exato. É mais comum do que pensamos, mas parece que a Nike encontrou a solução graças ao uso da realidade aumentada no seu aplicativo de vendas de produtos.

Como funciona o app Nike

A função dentro do aplicativo Nike tem sido chamada de Nike Fit e é capaz de encontrar o número exato do nosso pé com um variação de apenas dois milímetros.

Pontos positivos do app Nike

Três em cada cinco pessoas usam sapatos com tamanho incorreto em relação ao número de pés, de acordo com um estudo ao qual a Nike teve acesso. O risco de lesão envolvido, ligado a usar chinelos e preocupações relacionadas com o tema ou o elevado número de devoluções tênis por não dar o número correto de usuários no aplicativo Nike, levou a empresa a desenvolver este sistema promete acabar com o pé apertado ou dançando dentro do sapato.

Inteligência artificial e realidade aumentada para encontrar o número. Como o aplicativo Nike funcionará com essa funcionalidade? Basicamente, usando vários truques e uma combinação de software de aprendizado de máquina, inteligência artificial e realidade aumentada no que a empresa apelidou de Nike Fit.

Quando um cliente abre o aplicativo Nike e selecione um sapato para comprar, o Nike Fit será ativado para fornecer aos usuários a capacidade de analisar o seu pé com o celular, um processo que leva apenas 15 segundos, irá recomendar um determinado tamanho. Como você conseguirá isso? A primeira coisa que o usuário deve fazer é apoiar o pé na parede e realizar uma calibração simples.

Feito isso, o aplicativo usa a realidade aumentada para gerar um ponto com a localização exata do usuário para que ele possa tirar uma foto de seus pés contra a parede.

É nesse momento que eles cruzam para 13 pontos de dados e informações para determinar com total precisão o comprimento e largura de cada pé, resultando em um tamanho específico de sapato. Segundo a Nike, as medições são bastante precisas, atingindo uma variação de apenas dois milímetros, graças ao treinamento da máquina. Você não terá que fazer isso toda vez que comprar alguns sapatos, já que as informações ficam armazenadas no seu perfil do aplicativo para tempos futuros.

Segundo a Nike, a empresa recebe mais de 500.000 chamadas por ano com perguntas de usuários relacionadas a tamanho do pé e calçados, já que o número geralmente varia de um modelo de sapato para outro. Algo que eles esperam resolver logo graças ao Nike Fit.

Pontos negativos do app Nike

Por enquanto, a Nike lançará o Nike Fit em seu aplicativo e em lojas de varejo, primeiro na América do Norte e, depois, demais lugares gradualmente. No momento, vamos vê-lo apenas para o iPhone e, embora não esteja confirmado, espera-se que ele também chegue em algum momento no Android.

Como baixar o app Nike

Embora a função não esteja disponível, o aplicativo para compra de produtos da Nike está Google Play e App Store, gratuitamente.

CLIQUE AQUI para baixar no Android

CLIQUE AQUI para baixar no iOS

Avalie esse Post