O SPC é o Serviço de Proteção ao Crédito é um conjunto de empresas que registram as informações pessoais dos clientes, como nome, CPF, endereço, dívidas atrasadas, cheques, etc. O objetivo é fornecer informações para que lojas e bancos fiquem mais seguros durante sua transações, como vendas a prazo, empréstimos ou financiamentos.

Quando uma pessoa não paga uma dívida, o banco ou loja pode extrair, através do SPC, informações sobre inadimplência, ou seja, se está negativado. A informação fica disponível para empresas, pessoas físicas e jurídicas.

Aqueles que não pagam suas dívidas tem o nome incluído no  SPC durante cinco anos contando da data da negativação, se a dívida não for paga. Depois que se passam os cinco anos, a informação desaparece, mas você só vai continuar negativado se tiver novas dívidas.

App SPC Consumidor

O App SPC Consumidor é uma parceria entre o SPC Brasil e a CMV que é a Comissão de Valores Mobiliários. O primeiro app foi disponibilizado para Android e iOS. Sua criação tinha como intuito conseguir fazer uma consulta grátis através do número do CPF. Porém, ele gerou muitas reclamações no Google Play Store,que não estava funcionando em vários dispositivos.

A maior parte das reclamações eram sobre a impossibilidade de terminar o cadastro, devido a travamentos, instabilidade, demora no funcionamento e problemas contra as restrições. Quando ele funciona normalmente, o aplicativo mostra todas as informações necessárias sobre os débitos existentes.

Neste mês, o SPC lançou sua nova versão do app SPC Consumidor para fazer consultas pelo CPF. Agora a facilidade é maior na hora de fazer consultas sobre a situação do CPF, sendo que ele já está disponível para download tanto para o sistema Android como o iOS.

Com o app, o consumidor terá em mãos todas as informações necessárias para saber sobre os débitos existentes, o seu valor, a sua data de vencimento e, também, informações sobre aqueles que estão cobrando, para facilitar o pagamento através de acordos.

A consulta pelo CPF é gratuita, com o app funcionando como uma ferramenta para uma autoavaliação que é chamada no app de “teste de bem-estar financeiro”, que ajuda no equilíbrio das suas finanças.

Mais ferramentas e funções estão planejadas para serem incluídas no app SPC Consumidor ainda este ano, como um serviço que ajude na negociação de dívidas com as empresas. O usuário poderá fazer negociações com os seus credores sem ter que sair de casa para ir ao local, sendo tudo feito de forma rápida, segura e sem burocracia, podendo surgir uma contraproposta.

As consultas podem ser feitas quantas vezes forem necessárias, mas antes é preciso preencher um cadastro no app, para que possa ter o código para ativação no smartphone. Isso ajuda a manter as suas informações seguras.

O novo App SPC Consumidor 2019 já se encontra disponível para qualquer pessoa que queira saber sobre a sua situação, basta baixá-lo através do https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.spc.consumidor&hl=pt_BR.

Avalie esse Post