Nenhum aplicativo desenvolvido para qualquer sistema operacional está livre de falhas e erros, isto também acontece com ferramentas iOS. Neste texto o foco será voltado para a questão de aplicativos que fecham no iOS, sem a intervenção direta do usuário.

Há três maneiras de resolver o problema de ferramentas que param no iOS A primeiro é a mais simples de todas e a que, provavelmente, será suficiente para o seu iPhone, iPad ou iPod volta ao normal; caso contrário, vá para a segundo opção e se mesmo assim a falha persistir, tudo o que resta é se resignar e aceitar a terceira alternativa proposta neste artigo.

Force o reinício do dispositivo

Na maioria dos casos, a execução de uma reinicialização forçada é mais que suficiente para resolver os conflitos que há entre um aplicativo e o sistema operacional. Para executar uma reinicialização forçada é muito simples, siga as seguintes etapas:

  1. Pressione o botão Iniciar (o botão localizado abaixo da tela) e o botão (localizado no lado direito ou superior, dependendo do seu dispositivo), mantenha pressionados os dois botões simultaneamente por alguns segundos.
  2. Enquanto estiver segurando os dois botões, a tela de desligamento do terminal será exibida. Ignore a tela e continue pressionando os botões.
  3. Por fim, depois de mais alguns segundos de espera, o dispositivo começará a reiniciar e nesse momento você pode parar de segurar as teclas. A princípio, quando o equipamento for ligado novamente, você deve ser capaz de usar os aplicativos normalmente.

Exclua e instale novamente os aplicativos que estão com problema

Há a possibilidade de que um determinado aplicativo precise ser instalado novamente no seu iPhone, iPad ou iPod para funcionar corretamente no iOS. No caso em que a solução anterior não tenha servido, siga esses passos:

  1. Entre na tela principal do seu dispositivo e procure pelo ícone do aplicativo que fecha de forma aleatória, mantenha o dedo sobre o ícone por alguns segundos e, no momento em que for exibido o ícone de um X no aplicativo, clique nele.
  2. Em seguida, apenas confirme que quer desinstalar o aplicativo clicando na opção “Excluir”.
  3. Vá para a App Store e procure pelo aplicativo que acabou de desinstalar. Assim que o encontrar, clique na opção de download e prossiga com a instalação.
  4. Por fim, depois de ter terminado a instalação do aplicativo, reiniciar o dispositivo e verificar se esse procedimento resolveu o problema.

Aguarde o aplicativo atualizar

Pode parecer frustrante, mas se nenhum dos dois métodos acima resolve o problema, tudo o que resta é esperar que o desenvolvedor do aplicativo problemático lance uma atualização otimizada para o iOS.

Esses problemas tendem a afetar algumas ferramentas populares que os desenvolvedores não se preocupam em lançar uma atualização compatível com a versão do iOS que é sendo distribuída aos usuários, não têm outra opção senão esperar até que o aplicativo seja atualizado ou procurar outro programa que tenha funções semelhantes.