O PlantNet é um aplicativo útil para identificar plantas e flores, que você não conhece os nomes, fazendo uso de uma foto. Ele serve para você conhecer os nomes de árvores e flores.

Parecido com o aplicativo Shazam que tem a mesma função, mas voltado para música, o PlantNet permite que você reconheça plantas, flores e árvores de folhas ou outros elementos.

Para os amantes de plantas e qualquer pessoa interessada em saber tudo sobre a distribuição o PlantNet é indicado por ser um aplicativo que pode reconhecer qualquer amostra de plantas e flores graças ao seu banco de dados de mais de 6.000 espécies e 20 mil imagens.

A PlanNet foi criada pela Agropolis, uma fundação que engloba cientistas especializados em agronomia, nutrição, biodiversidade e meio ambiente, com a ajuda de um grupo de pesquisadores que trabalham com o software de identificação o IKONA.

A Agropolis descobriu que era necessário criar uma maneira mais rápida de navegar entre a enorme variedade de plantas e flores na natureza e ajudar os interessados ​​a identificar cada espécime, considerando a impossibilidade de lembrar cada nome.

Como funciona o aplicativo PlantNet?

A operação da PlantNet é simples e direta, através de foto tirada por você, em tempo real, é realizada a identificação e a definição do nome científico da flor ou planta.

Cada imagem tirada é comparada a cada espécime, agrupada em um banco de dados.

Elementos diferenciais do aplicativo PlantNet

Outras ferramentas deste tipo associam ao PlantNet, incluindo Leafsnap (reconhece as árvores das folhas), iForest (especializada na identificação de alguns espécimes de coníferas, madeiras e arbustos) e Like That Garden, para o reconhecimento de flores.

Ao contrário dos aplicativos listados acima, a PlantNet é capaz de localizar uma planta ou flor através do conjunto de peças que a compõem, enquanto as outras ferramentas só podem reconhecê-la, analisando um detalhe particular como, por exemplo, folha, casca, flores ou frutas.

Além do reconhecimento por meio de foto, existe uma facilidade de pesquisa no banco de dados da planta com classificação botânica, imagens detalhadas e referências externas de pesquisa.

Mas isso não é tudo: você pode compartilhar sua foto no aplicativo para ajudar a coletar imagens dessa planta, mas também no Facebook e no Twitter. Se a fotografia for de boa qualidade, ela terminará dentro do painel de contribuição e entre as imagens que representam a planta, ou seja, o aplicativo também atua como uma rede social das plantas.

O que você pode não gostar no aplicativo PlantNet

Geralmente, há uma pequena margem de erro nos resultados da identificação.

Além disso, as plantas não apresentam nenhum nome popular devido a algumas variações que pode existir por espécie, no entanto, para o usuário poderia ser uma informação útil e acaba sendo um transtorno, porque é necessário fazer a busca pelo nome científico por outro meio.

Como baixar o aplicativo PlantNet?

O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play e App Store.

CLIQUE AQUI para baixar no Android:

CLIQUE AQUI para baixar no iOS:

 

Saiba Mais