O Mudamos é um aplicativo novinho em folha. Lançado agora em março de 2017, o app chega com um objetivo fundamental: Reunir em um mesmo lugar e de forma prática projetos e assinaturas que sejam de iniciativa popular. Quem está por traz do Mudamos é o advogado Márlon Reis, ele inclusive foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Lei da Ficha Limpa.

O advogado desenvolveu o aplicativo em uma ação conjunta com Ronaldo Lemos, especialista em TI e Inovação e diretor do ITS Rio, que ficou a cargo de toda a criação da estrutura do app.

Em termos gerais, a usabilidade do aplicativo é muito simples. O usuário precisa apenas informar o nome completo, o número de seu título de eleitor e de seu CPF. Feito isso ele poderá apoiar, por meio de assinaturas digitais, as mais variadas propostas de iniciativa popular.

Como o Mudamos funciona

O desenvolvedor fez uso de uma tecnologia chamada de “blockchain”. Através dela os dados que são inseridos pelos usuários através de seus smartphones e outros dispositivos móveis podem ser auditados.

O desenvolvedor do app diz que ele é quase que 100% à prova de fraude. O que é até compreensível ao levarmos em consideração que no mundo da tecnologia raramente existe algo que permanece seguro por completo. Lemos destaca que um dos principais aspectos que o tornam tão seguro é o fato de que o aplicativo conta com a mesma tecnologia usada em bancos atualmente.

Aplicativo Mudamos Ficha Limpa

O que é possível fazer com o aplicativo

-enviar sugestões de projetos;

– priorizar projetos;

-debater as propostas;

– assinar os projetos;

– acompanhar o andamento da situação.

A importância do Mudamos:

Ainda segundo a opinião do próprio desenvolvedor do aplicativo ao tornar mais fácil que assinaturas sejam recolhidas o app auxilia muito, tanto a atender quanto a entender, a necessidade da população em relação a projetos específicos.

É interessante nesse sentido observarmos que projetos que são de iniciativa popular ainda caminham de forma lenta dentro da política brasileira. Para se ter uma ideia desse cenário basta analisar que de quatro que surgiram assim, apenas um foi aprovado. Os outros três (de iniciativa popular), continuam em tramitação na Câmara. Entre eles, vale destacar, está o tão polêmico pacote anticorrupção.

No que exatamente o aplicativo poderá ajudar:

De acordo com Reis, o idealizador do Mudamos, o principal aspecto a ser trabalhado é o mesmo que aconteceu com o pacote relativo as medidas anticorrupção. Neste caso, o STF determinou que o projeto que foi parar diretamente no Senado Federal retornasse à Câmara dos Deputados. O motivo principal foi a questão de que ninguém conferiu as mais de 2 milhões de assinaturas além, é claro, do fato de que o conteúdo do pacote havia sido modificado amplamente pelos políticos.

Segundo o advogado, o Mudamos evitará que uma das principais alegações usadas pelos parlamentares nestes casos possam novamente ocorrer. Ou seja, a de que eles não têm meios para efetuar a conferência de todas as assinaturas.

Para termos uma ideia melhor da importância disso tudo basta lembrarmos que, em 30 anos, nenhum dos quatro projetos que foram para a Câmara por iniciativa popular seguiu o rito de tramitação tendo como “autor” a própria população. Isso quer dizer que algum deputado acabava assinando o texto e ele seguia como sendo de sua autoria.

Em termos gerais, Reis chama a atenção para o fato de que o Mudamos irá diminuir os problemas e dificuldades em relação ao recolhimento de assinaturas. Isso por dois motivos: É mais fácil recolher assinaturas digitalmente e também é mais fácil fazer a verificação de autenticidade. No papel não existe nenhuma base de dados que possa servir de comparação. Já com o app, isso não ocorre especialmente porque o usuário terá que cadastrar seu CPF, nome e título eleitoral.

Baixar Aplicativo Mudamos

O Mudamos pode ser baixado na Play Store e na Apple Store. Há ainda a opção direta por meio do site oficial através do endereço eletrônico www.mudamos.org.

Gostou do Artigo? Não aguenta mais essa podridão na nossa política? Então compartilhe com os amigos…

VEJA TAMBÉM:

STATUS ANTIGO RETORNA PARA O WHATSAPP, CHAMANDO SE AGORA DE “RECADO”
CABIFY, APLICATIVO RIVAL AO UBER, VEM TRAZENDO MODIFICAÇÕES NO SEU DESIGN
REDES SOCIAIS: SNAPCHAT E INSTAGRAM TRAZEM NOVAS ATUALIZAÇÕES

Saiba Mais