No último mês de junho, o Google trouxe uma nova ferramenta para que as pesquisas dos internautas fiquem mais completas e mais fáceis: trata-se do Lens, que faz essas pesquisas utilizando imagens. Esse recurso será para situações em que o internauta não sabe exatamente o nome daquilo que está pesquisando: se ele quer saber que tipo de flor está em seu jardim, por exemplo, pode tirar uma foto dela e o banco de dados do Lens pode reportar a sua espécie e todas as outras informações que tiver.

Mesmo com as pesquisas do Google sendo modernas e trazendo milhões de dados aos internautas, esse aplicativo é um avanço ainda maior para quem precisa utilizar o buscador. Por intermédio do Lens, essas pessoas não têm a necessidade de ficar descrevendo o que querem buscar, inclusive porque essas descrições podem não ser o suficiente para que o buscador consiga dar um resultado.

Além de ser um aplicativo exclusivo, ele tem integração com outros apps do Google, inclusive com o Fotos, que é a nuvem de armazenamento na qual os vídeos e fotos do Android ficam guardados gratuitamente.

Funcionamento do Lens

O usuário do Android só necessita focar a sua câmera naquilo que quer pesquisar: ele não tem de tirar a foto, o que não deixará que ele tome memória do seu aparelho. Apenas com a imagem focalizada, a Inteligência Artificial do app vai identificar quais são as imagens iguais que se tem no banco de dados e que podem corresponder àquilo que o internauta procura.

Na teoria, o Lens é uma maneira bem rápida de o usuário identificar quase qualquer imagem que queira: até mesmo uma paisagem, por exemplo. Porém, sé claro que é importante que essa paisagem tenha alguma coisa diferente: se forem apenas árvores, o banco de dados apresentará milhões de imagens.

Também vale dizer que os usuários que já estão com o Lens instalado nos smartphones fazem reclamações a respeito da focalização da câmera. É indispensável que a imagem do que se quer procurar seja boa, a fim de que o aplicativo consiga fazer uma busca satisfatória.

Alguns reclamam que, ainda que seu smartphone tenha uma câmera de muitos megapixels, não conseguem fazer a devida focalização porque o próprio aplicativo não apresenta foco bom. A respeito disso, é importante lembrar-se de que a Google liberou o Lens há pouco mais de um mês, ou seja, é certo que a empresa ainda anunciará atualizações para o aplicativo. Inclusive, é provável que o foco das imagens também seja melhorado.

Outro problema é que alguns smartphones não aceitam esse aplicativo, mesmo que não sejam antigos, sendo um exemplo, o Galaxy Note 8. Como dito, as atualizações que o Google realizar nesse app poderão resolver até esse conflito de sistemas.

 

Baixando

O link para que o Lens seja baixado é o https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.office.officelens&hl=pt_BR, podendo-se acha-lo na Play Store de todos os dispositivos Android. Ele conseguiu avaliação 4,7 e é preciso sistema operacional 5.0 ou versão à frente.

Saiba Mais