A forma que a Internet tem hoje é baseada em protocolos e princípios que não mudaram há muito tempo. Uma das tecnologias mais importantes é o DNS ou os sistemas de nomes de domínio, que permitem redirecionar os visitantes de um site para outras redes.

Essa tecnologia tem sido usada continuamente como uma ferramenta para controlar cidadãos e evitar o acesso a diferentes conteúdos.

Em países como a Venezuela ou a Turquia, para não mencionar a China, os usuários têm certos sites e conteúdos da rede que são proibidos. O Google, através de uma empresa chamada Jigsaw, lançou um aplicativo para combater essa censura: o Intra.

Como funciona o aplicativo Intra

O Intra é um novo aplicativo lançado pela Google que permite combater censuras e bloqueios de DNS em alguns países.

Pontos positivos do aplicativo Intra

O Intra é um aplicativo muito simples e que impede os ataques de modificação de DNS, fazendo com que toda a comunicação passe para o DNS que se deseja conectar. Por padrão, os do Google estarão em operação, mas você pode alterar facilmente.

Quando o instalar, executar, o ativar e assim que a cor da interface mudar de vermelho para azul, você saberá que ela está funcionando bem. Na barra de notificação, você vai ver um novo ícone, o da chave, que indica que há uma mudança no DNS.

Existem aplicativos que não funcionam bem com este tipo de aplicações, por isso, se você entrar nas configurações do Intra, pode definir exceções para que possa continuar usando esse gênero de aplicativos sem problemas, embora, obviamente, eles não estarão isentos de serem censurados.

É curioso que o Intra seja quase uma divisão de uma nova opção da versão mais recente do Android. O Android 9 Pie permite mudar o DNS da mesma forma que o Intra.

Pontos negativos do aplicativo Intra

Parece um pouco de ironia que o Google levante essa bandeira. Que uma grande empresa lute contra a censura de regimes políticos é louvável, mas é o Google que toma frente a essa causa e isto é estranho já que o projeto do DragonFly parece ser uma realidade.

Esse projeto seria o codinome de uma variante do Google criada para operar na China, de onde a empresa se retirou do mercado há alguns anos pela política autoritária do partido comunista. Nesta versão, o governo teria acesso a tudo o que passa pelo serviço, algo impensável para o Google quando saiu desse mercado pelo mesmo motivo.

É claro que dentro de uma empresa tão grande quanto o Alphabet, haverá abordagens muito diferentes sobre como o posicionamento que a Google deve ter em diferentes aspectos e isso, em particular, é um bom exemplo de como os gerentes de topo e muitos engenheiros e desenvolvedores não têm o mesmo consenso.

Como baixar o aplicativo Intra

O Intra já está disponível na Google Play, mas não se tem nenhuma informação a respeito da plataforma iOS. Se tiver curioso sobre o que pode estar sendo censurado, baixe.

Para baixar Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=app.intra&hl=pt_BR

Aplicativo Intra – Google luta contra a censura com este novo aplicativo
Avalie esse Post

Saiba Mais