O aplicativo de mensagens mais usado no mundo ainda está longe de alcançar outras alternativas, como o Telegram, em termos de número de recursos, mas não há dúvida de que a equipe por trás da plataforma trabalha para introduzir mais e mais opções.

É muito provável que antes do final do ano, haverá ainda mais novidades para o WhatsApp. Algumas delas já foram confirmadas e seu lançamento é apenas uma questão de tempo.

Novidades que (provavelmente) chegarão ao WhatsApp antes do final do ano

Modo noturno

Depois de uma longa espera, um dos novos recursos mais solicitados pelos usuários do WhatsApp está prestes a chegar. O tema escuro ou Modo Noturno já está presente nas versões beta mais recentes do aplicativo, embora no momento não possa ser ativado a menos que o código do aplicativo seja modificado. No entanto, a empresa tem trabalhado nessa função desde o final de 2018 e não deve levar muito mais tempo para ir para a versão oficial do aplicativo, antes de abrir caminho para a filial estável.

Códigos QR para adicionar contatos

Outro recurso que provavelmente alcançará o WhatsApp antes do final do ano são códigos QR para adicionar contatos. Esse recurso, que já está presente em plataformas como o Twitter, permitirá que os usuários digitalizem o código de outras pessoas para adicioná-los como contatos do WhatsApp sem precisar inserir manualmente os dados do contato.

Estados sincronizados com o Facebook Stories ou Instagram

O WhatsApp vai tentar por todos os meios que você use os Estados do aplicativo, afinal de contas, parte da publicidade que a empresa pretende introduzir estará presente nesta parte do aplicativo e uma de suas ideias para conseguir isso é sincronizar os Estados do WhatsApp com as histórias do Facebook. Desta forma, ao publicar conteúdo nos Estados, será oferecida a possibilidade de compartilhar esse mesmo conteúdo nas Histórias do Facebook ou do Instagram.

Figurinhas animadas

Com as figurinhas já presentes no aplicativo há cerca de um ano, o WhatsApp pretende ir mais além, incluindo figurinhas animadas. Vários meses atrás, os sinais que indicam a chegada dessa função foram descobertos, portanto, não deve demorar muito para chegar.

Ignorar bate-papos arquivados

Embora originalmente conhecido como modo de férias, tudo aponta para finalmente esta opção chegará ao WhatsApp com o nome de “Ignorar bate-papos arquivados” e fará exatamente o que seu nome especificar.

Ao ativar esse recurso, que provavelmente chegará nos próximos meses, o WhatsApp não mostrará notificações dos bate-papos que foram arquivados e não retornará à caixa de entrada do aplicativo se houver novas mensagens.

Desbloquear por impressão digital

Sim. Há muitas maneiras de bloquear o acesso ao WhatsApp com nossa impressão digital, mas a verdade é que hoje o aplicativo não oferece esse recurso nativamente. No entanto, isso está prestes a mudar e a função já está presente nas últimas versões beta – embora, como o modo noturno, ele não esteja ativo ou visível para os usuários.

É provável que vejamos ainda mais recursos no WhatsApp antes do final do ano e pode até ser que alguns dos mencionados neste artigo se atrasem ​​até o próximo 2020, mas já estão a caminho.