Foi-se o tempo em que as baterias dos celulares não duravam muito e ainda corriam o risco de acabarem viciadas caso o usuário as deixassem carregando por um longo tempo. Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos algumas boas coisas surgiram nesse sentido. Entretanto, ainda assim existem alguns erros que costumamos cometer e que contribuem para que a durabilidade da bateria dos smartphones seja bem menor.

A seguir você confere quatro deles e por mais simples que sejam tem um peso quando o assunto é prejudicar a bateria dos celulares. Confira!

1. Altas temperaturas

Calor e bateria são duas coisas que precisam ficar distantes. Sendo assim, é fundamental que você sempre procure proteger seu celular de determinadas situações como, por exemplo, deixá-lo exposto a luz do Sol ou dentro do veículo em dias muito quentes.

Quando a temperatura é muito alta o celular acaba desligando sozinho para evitar mais problemas no sistema. Por outro lado, vale lembrar que não são somente as altas temperaturas que prejudicam a bateria. Temperaturas muito baixas também causam problemas. Porém, neste caso não há muito com o que se preocupar já que para provocar danos na bateria a temperatura precisa estar abaixo de 0°C. Em se tratando do Brasil, sabemos que frio não é o forte de muitas cidades.

2. Usar o celular enquanto ele está carregando

É bem provável que tudo mundo já fez isso. O problema é quando se torna um hábito. Por exemplo, quem coloca o celular para carregar antes de dormir e aproveita para usar as redes sociais ou ainda ficar jogando até o sono chegar. Isso não é uma boa ideia. Da mesma forma que você, seu aparelho também precisar parar um pouco para se recuperar. Além disso, a bateria vai demorar mais para ser carregada e a temperatura também será mais alta. E, como dissemos antes, calor e bateria não combinam.

3. Usar o carregador errado

Provavelmente você já saiba disso, mas nunca é demais lembrar: carregadores piratas não são nada indicados para carregar seu celular. O carregador que vem com o aparelho foi desenvolvido especificamente para aquele tipo de modelo e ajustado àquela bateria. Ao utilizar o carregador de outro celular ou um pirata vários problemas podem surgir indo de superaquecimentos até incêndios. O ditado que diz ‘o barato sai caro’ cai muito bem aqui.

4. Carregar a bateria pelo computador

Usar cabo USB para carregar a bateria também pode trazer prejuízos. O motivo é muito simples: a energia que passa pelas portas USB dos PCs pode oscilar muito. Como consequência, a bateria pode superaquecer e sua vida útil ser cada vez menor. Por isso, sempre opte por carregar seu aparelho na tomada.

Então é isso, na verdade não há muito segredo quando o assunto são baterias de celulares. Alguns cuidados simples e práticos podem ajudar a preservar a vida útil do módulo por muito mais tempo.

Até a próxima!

Saiba Mais